Confira nossa entrevista exclusiva com Ana Santana, diretora-geral da Schultz Operadora

Por Marcos Arruda e Patricia Penna

O jornal Turismo&Eventos conversou com Ana Santana, diretora da Schultz Operadora que falou do momento da empresa, dos seus principais produtos e lançamentos para esse segundo semestre do ano. Um dos maiores grupos de serviços voltado ao turismo no Brasil, os números da Schultz Operadora vêm crescendo em todas as suas operações, em relação ao mesmo período pré-pandemia (2019). Veja a seguir nossa conversa:

OFERTA DE PRODUTOS

SABEMOS QUE VOCÊS AMPLIARAM A OFERTA DE PRODUTOS. FALA UM POUCO DESSE MOMENTO DA OPERADORA, O QUE TÊM PLANEJADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE, TEMOS DAQUI UNS DIAS A FEIRA DA ABAV EXPO, VOCÊS TERÃO NOVOS LANÇAMENTOS?

Ana Santana – Temos, na verdade estamos trabalhando muito a compra antecipada. Embora a gente tenha aumentado a nossa oferta, a gente tem uma questão que é o aéreo. O aéreo ainda não voltou ao normal pré-pandemia. Então, a gente tem uma limitação aérea e que faz elevar os preços naturalmente. Então, o que nós estamos fazendo hoje? Nós estamos incentivando os nossos clientes a comprarem com antecedência. Justamente para conseguir preços melhores, principalmente de aéreo e que viabilizem a eles fazerem pacotes melhores e viagens melhores. Porque quando você compra com antecedência você consegue escolher o que você quer. Quando você comprou na última hora, você tem que comprar o que tem. Isso é fato.

(Imagem: Divulgação)

NOVOS PACOTES I ROTEIROS RODOVIÁRIOS

Nós estamos lançando os nossos pacotes de 2023. O que que nós estamos trabalhando muito bem são os roteiros Rodoviário pelo Brasil, que se perderam com o tempo. Na década de 90, isso era muito forte, os roteiros rodoviários. Até porque era um outro contexto, a gente não tinha tanto aéreo, o aéreo era muito mais caro do que é hoje, muito menos acessível. Com a abertura desse aéreo e das flexibilidades se perdeu isso do terrestre. Mas, com a pandemia a gente sentiu essa necessidade de viajar em pequenos grupos, juntos e próximos. De explorar cantinhos que muitas vezes você vai para as capitais, mas você não explora alguns “cantinhos”. Foi então, onde lançamos o Alagoas Imperdível e o Sul do Brasil A Europa Brasileira.

Na sequência nós lançamos o Jalapão Express, em parceria com a Jalapão 100 limites do Tocantins. E nós também, agora estamos lançando o Serras Gerais Para Todos. Que é aquela região ali de Serras Gerais – também da região do Tocantins e sul do Maranhão. E o grande lançamento da base são esses roteiros por Natal, Pipa e Jampa (João Pessoa). São três roteiros: Jampa, Olinda, Porto de Galinhas Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió. Esses três roteiros serão lançados agora na ABAV Expo em Pernambuco, no final do mês. Justamente seguindo essa linha de ofertas de produtos diferenciados. O nosso roteiro é um pouquinho diferente do que o mercado tem lançado. Trabalhamos com 12 pessoas, mas as saídas são garantidas a partir de duas pessoas. Se o grupo for pequeno, vai em carro ou em van. Se for grande, vai em um micro-ônibus ou ônibus.  O tamanho da saída ela vai se adaptando de acordo com o número de passageiros, mas em um formato tradicional de circuito de ter sempre um acompanhante junto com o grupo.

GERALMENTE O CLIENTE COMPRA COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA?

Nesses roteiros a gente tem visto em média três, quatro meses de antecedência. Agora, por exemplo, para os resorts nesse momento estamos incentivando a compra para o Natal, Réveillon, Férias de janeiro e a partir de março, depois do carnaval. Porquê fica muito bom o preço. O preço cai com substancialmente, você consegue comprar um aéreo mais barato, um resort mais barato. É nessa linha que estamos trabalhando com os agentes de viagens.

AS CAPACITAÇÕES CONTINUAM NO SEGUNDO SEMESTRE?

Continuamos, só que agora presencial. Nós estamos rodando o Brasil com capacitação de Israel, Jalapão e EuropaMundo. Os três consecutivamente, rodando o Brasil e trazendo novidades para os agentes.  Nós vimos que os agentes estão com essa necessidade do contato físico, principalmente fora das grandes capitais, e tem sido um sucesso. No rio de Janeiro fizemos na semana passada a capacitação de Jalapão, em cinco cidades, tudo lotado! Os agentes perguntando, querendo material. Foi por isso que inclusive nós fizemos a “toque de caixa” esse material, porque a gente já não quer mais material físico.  A gente viu que com a pandemia nós conseguimos disseminar muita informação on-line, e a gente tem conseguido trabalhar bem on-line, vendendo muito mais passageiros sem precisar do papel. Mas, também sentimos que o mercado ainda pede alguma coisa física. Então, fizemos principalmente desses produtos exclusivos Schultz. Todo o nosso produto, tanto de Portugal quanto de Brasil. E aí, então, nós estamos fazendo as capacitações, mas não mais online. Agora o presencial, olho no olho, porque a gente precisa disso!

VOCÊS ANUNCIARAM EM JULHO QUE REGISTRARAM O MELHOR SEMESTRE DESDE 2019, COMO VOCÊS ESPERAM O SEGUNDO SEMESTRE?

Estamos caminhando paro o melhor ano desde 2013! Porque agosto também foi o melhor agosto, também dos últimos cinco anos. Nós vimos um aumento real, que é como eu estava falando para vocês. “Ah, não foi o câmbio. OK, porque 2019 o câmbio operava em uma faixa de R$4,00. Mas, não foi câmbio. Porque em número de passageiros nós também quase dobramos o número de passageiros do que no mesmo período de 2019. Isso é um aumento real de viajantes, aumento real de vendas. É algo expressivo. Tanto para o nacional como o internacional. Seguindo nessa linha que nós estamos, é um crescimento de aproximadamente 50%, se comparado a 2019.

PARA FINALIZAR: FALE UM POUCO SOBRE O CONGRESSO SCHULTZ DE 2023 NO RIO GRANDE DO NORTE

O congresso será em Natal-RN, de 19 a 23 de março de 2023. Nós estamos planejando reunir 500 profissionais do turismo do Brasil. Será no Centro de Eventos de Natal, fica ali mesmo na região hoteleira, é bem fácil o acesso. E como sempre, nós teremos as experiências do destino. Tanto experiências gastronômicas, quanto experiências conhecimento dos pontos turísticos do destino. Estamos indo para lá na próxima semana de 11 a 16 de setembro, para fecharmos alguns detalhes com eles. Detalhes inclusive de como vamos trabalhar, porque tem uma manhã ou uma tarde, que é do destino para ele apresentar seus diferenciais. Então, eu vou alinhar com eles para irmos na mesma linha da convenção.  E os hotéis que estão entrando como parceiros da convenção, como é de costume, vamos dividir as hospedagens entre vários hotéis, até mesmo para os agentes de viagens terem essas experiências e essas trocas de informações e comparações entre eles sempre existem. Porque é justamente nisso que focamos também, a experiência do agente no destino. E, ela não é somente dentro de um hotel, mas que ele tenha as experiências gastronômicas, as experiências inclusive com artesanato local também.

  • Imagem em destaque: Ana Santana (Divulgação)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment